O rio Leça nasce em Monte Córdova, no concelho de Santo Tirso, a cerca de 420m de altitude, atravessando ao longo dos seus cerca de 48 km mais três concelhos: Valongo, Maia e Matosinhos, onde desagua no Oceano Atlântico. O seu troço jusante sofreu alterações profundas com a construção do Porto de Leixões nos finais do século XIX.
Devido ao considerável valor histórico, cultural e ecológico que o rio Leça evidencia, o município de Valongo tem elaborado projetos no âmbito da valorização das zonas ribeirinhas.
PROJETOS
Plano Intermunicipal Recuperação Corredor Rio Leça - AMP
Dada a importância estratégica da temática, em 30 de novembro de 2018, o Conselho Metropolitano do Porto, aprovou um acordo de cooperação, entre os Municípios de Santo Tirso, Valongo, Maia e Matosinhos, com vista à realização de um estudo prévio para qualificação e valorização do corredor do rio Leça – Master Plan.
Este projeto tem promovido uma profunda e transversal reflexão sobre o corredor do Leça entre os municípios integrantes e a AMP, ajudando a priorizar estratégias de ação e a implementação de outros projetos convergentes, de um modo concertado e coerente.
Parque do Leça- Ermesinde
A área de intervenção localiza-se junto ao Parque Socer, situado na freguesia de Ermesinde abrangendo um segmento do ribeiro do Leandro (afluente da margem direita do rio Leça.
Os trabalhos contemplam diversas fases, estimando-se a sua conclusão em dezembro de 2023. Para dar resposta à visão do município no que concerne à sustentabilidade e no sentido de potenciar os serviços de ecossistemas, o projeto prevê a inclusão de uma Horta Ajardinada e Pomar, requalificação das margens ripícolas e ampliação dos equipamentos de apoio, como devida adaptação ao existente.
Este projeto tem como entidade responsável a Câmara Municipal de Valongo, e será neste espaço constituído o Pólo de Ermesinde onde se pretende implantar o Laboratório da agricultura urbana – Parque Urbano Produtivo - previsto no Master Plan em elaboração resultante do projeto designado por Plano Intermunicipal de Recuperação Corredor do Rio Leça, em parceria com a Área Metropolitana do Porto, a Câmara Municipal de Santo Tirso, a Câmara Municipal da Maia e a Câmara Municipal de Matosinhos.
Com este projeto, almeja-se garantir um espaço para usufruto e realização de atividades multidisciplinares em consonância com os objetivos de desenvolvimento sustentável, com um polo experimental e de aprendizagem, um laboratório de agricultura urbana, áreas de conservação e de produção, áreas de recreio, desporto e lazer, educação ambiental. Enfim, um espaço vivo e dinâmico com um moinho à espreita, com muito para nos contar!
Parque do Leça de Alfena
Parque urbano ocupando uma área de território com cerca de 20 862m2, onde se prevê a criação de uma área de lazer, com parque de jogos e zonas destinadas a equipamentos biosaudáveis, num espaço amplo e arborizado, mantendo a regulação climática do microclima. As intervenções têm duração prevista até 2022.
Para além destes percursos de fruição, existirão espaços de apoio, edifícios destinados a instalações sanitárias, bar e outras dependências exigidas a um parque desta natureza.
-
Outros Projetos
Corrente Rio Leça
O município de Valongo reconhece amplamente a importância dos recursos hídricos. Neste contexto, tem desenvolvido diversos projetos direcionados para a requalificação das linhas de água, um dos quais, o muito premiado projeto Corrente Rio Leça, iniciado a 16 de fevereiro de 2007. Foi reconhecido como um exemplo de sucesso na área da gestão dos recursos hídricos e uma importante experiência de trabalho, e envolveu diversas entidades como a CCDR-N, ARH-N, empresa concessionária de água e saneamento, Juntas de Freguesias de Alfena e Ermesinde, FEUP, FCUP, LIPOR, DECO e QUERCUS em prol da despoluição do rio Leça, incluindo limpeza das margens e recuperação da qualidade da água. Este projeto foi posteriormente replicado no Município da Maia.