Sendo que esta é a nossa “casa” comum, é nossa responsabilidade coletiva cuidar dela no presente e prepará-la para as gerações vindouras, conferindo-lhe maior resiliência e adaptabilidade para combater, à nossa escala, os efeitos da falta de respeito pela mãe Natureza que se têm vindo a agravar. No seguimento desta perceção, os autarcas reconhecem que as alterações climáticas são motivo de grande preocupação, exigindo uma ação imediata e a cooperação entre as autarquias locais, regionais e nacionais de todo o mundo. O município de Valongo como signatário do pacto de autarcas está disposto a trabalhar em conjunto com outras autarquias, comprometendo-se a apresentar medidas concretas e de longo prazo, proporcionando um enquadramento estável do ponto de vista ambiental, social e económico para as gerações atuais e futuras.
Os principais enfoques para as autarquias signatárias do pacto de autarcas do clima e energia são:
- Reduzir as emissões de CO2 (e, eventualmente, de outros gases com efeito de estufa), pelo menos, 40 % até 2030, nomeadamente através de uma melhoria da eficiência energética e de um maior recurso às fontes de energia renováveis;
- Aumentar a resiliência mediante uma adaptação aos impactes das alterações climáticas;
- Partilhar a ideias, resultados, experiências e conhecimento com outras autarquias locais e regionais dentro e fora da EU.