Objetivos da atividade | Com esta ação pretende-se informar, sensibilizar dos três temas base – água, resíduos e energia. No ano letivo de 2020-21, os temas do ano que cada escola candidata ao Galardão Eco-Escolas deve trabalhar são: espaços exteriores e ar. Cada escola deve no seu plano de ação abordar os temas base Eco-Escolas (Água, Resíduos, Energia) e pelo menos um dos temas do ano.
Para além dos temas base e tema do ano, cada escola pode ainda trabalhar outros temas Eco-Escolas (Alimentação Saudável e Sustentável, Geodiversidade, Espaços Exteriores, Biodiversidade, Ruído, Transportes/Mobilidade Sustentável, Mar, Agricultura Biológica, Alterações Climáticas) ou em alternativa temas que embora não sejam ainda declaradamente Eco-Escolas, contribuam para a sustentabilidade, como por exemplo Vida Saudável. No ano letivo 2020-21, as escolas serão mais uma vez desafiadas a participar em diversos projetos que procuram (in)formar, aprofundar e premiar o trabalho no âmbito de temáticas específicas. |
Descrição | O Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. Pretende encorajar ações e enaltecer o trabalho desenvolvido pelas escolas no âmbito da educação ambiental/para o desenvolvimento sustentável. |
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PROJETO “O MAR COMEÇA AQUI”
Nove estabelecimentos do Município de Valongo aderiram ao desafio “O Mar Começa Aqui”, no âmbito do programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). As sargetas das escolas e espaço público envolvente foram objeto de intervenção artística dos alunos e alunas das escolas que aceitaram o desafio e integraram a iniciativa.
Esta iniciativa tem como principal objetivo Educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”, e por isso estas pinturas pretendem alertar a comunidade para a origem da poluição e degradação dos oceanos.
Implementado em parceria com a Autarquia, este programa de promoção da sustentabilidade visa também ajudar os mais novos a compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular, para além de estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica.
No Município de Valongo participaram neste projeto os seguintes estabelecimentos de ensino:
Escola Básica de Outeiro: FASE I E II/ PROPOSTA
Escola Básica de Sobrado FASE I E II/ PROPOSTA
Escola Básica e Secundária de Campo FASE I E II/ PROPOSTA
Escola EB 2,3 de S. Lourenço FASE I E II/ PROPOSTA
Escola EB de Moirais : em fase de conclusão – FASE I/ PROPOSTA
Escola EB1/JI de Sampaio FASE I E II/ PROPOSTA
Escola Secundária de Alfena FASE I E II/ PROPOSTA
Escola Secundária de Valongo FASE I E II/ PROPOSTA
Externato Santa Joana: – FASE I E FASE II/ PROPOSTA
Para aceder a mais informação e galeria de fotos das apresentações públicas dos desenhos a concurso clique nas escolas.