
Numa altura em que a poluição sonora ocupa cada vez mais espaço nos dias hoje, no presente dia - 27 de abril - assinala-se o Dia Internacional para a Sensibilização do Ruido. Assim, torna-se indispensável a implementação de uma verdadeira politica de sensibilização para a necessidade de criar padrões de conforto acústico urbano e de combate à poluição sonora.
O ruido ambiente é uma questão de saúde pública, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Dados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), revelam que 25% da população residente em Portugal Continental, cerca de 2 milhões, está exposta a niveis sonoros que induzem perturbações no sono e 15% (1,5 milhões) a niveis associados a incomodidade moderada.
Uma exposição prolongada ao ruido, contribui a longo prazo para problemas de saúde como: desconforto, irritação, distúrbios de sono, instabilidade emocional, problemas psicofisiológicos, e contribui para a degradação da qualidade de vida.
Deste modo, parte de cada um de nós defender o ambiente, a saúde e o bem-estar das populações expostas e mais vulneráveis.