
Assinala-se, hoje, 16 de setembro, o Dia Mundial para a Preservação da Camada de Ozono, data instituída pela ONU, com o objetivo de alertar consciências para a necessidade da proteção do planeta.
Este dia foi proclamado através da Resolução 49/114 adotada na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) de 23 de janeiro de 1995, em comemoração da assinatura do Protocolo de Montreal sobre substâncias que enfraquecem a camada de ozono.
O Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono serve não só o propósito de celebrar simbolicamente a data da assinatura de tão importante acordo global, mas também de recordar, a todos nós, da importância deste ativo para as nossas vidas que, cumprindo o seu papel de protetor do planeta e dos seus sistemas vivos, dos efeitos potencialmente devastadores da radiação ultravioleta, nos permite preservar a vida.
Cabe aos governos, às indústrias, às organizações internacionais e a cada um de nós a tarefa de unir esforços para eliminar os produtos químicos responsáveis pela destruição da Camada de Ozono.
Para ver a infografia clique aqui.
Fonte | APAMBIENTE.PT